top of page

Envelhecimento e Saúde Mental: Como a Terapia pode fazer a diferença

  • Foto do escritor: Vanessa Moraes
    Vanessa Moraes
  • 27 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de fev.

O envelhecimento é um processo biológico natural que traz oportunidades únicas, mas também vários desafios. O envelhecimento também muda a mente, e a saúde mental pode ser influenciada. Questões como ansiedade, depressão, solidão e mudanças cognitivas estão associadas ao envelhecimento, porém, envelhecer com qualidade de vida é um esforço possível. Vejamos, a seguir como a terapia pode auxiliar no processo do envelhecer.


O Impacto do Envelhecimento na Saúde Mental

Muitas pessoas associam o envelhecimento a perdas, como o debilidade física, atraso e afastamento de antigos círculos sociais. Essas mudanças podem gerar sentimentos de solidão, inutilidade ou tristeza, aumentando o risco de transtornos mentais. Entretanto, o envelhecimento também é uma oportunidade para autodescoberta, fortalecimento emocional e construção de um propósito renovador.

Através da terapia, a pessoa idosa consegue aprender a avaliar os padrões de pensamento e comportamento que podem estar afetando o bem-estar emocional nessa fase da vida. Com base em evidências científicas, a Psicoterapia, em especial, a Terapia Cognitivo- Comportamental (TCC), ajuda a reestruturar verdadeiramente pensamentos disfuncionais e desenvolver habilidades práticas para enfrentar os desafios do dia a dia.

Grupo de idosos reunidos e felizes

Como o Acompanhamento Psicoterápico, baseado na TCC Contribui para o Envelhecimento Saudável?

  1. Auxiliando na Ressignificação de Pensamentos Negativos - Geralmente, a pessoa idosa que enfrenta limitações, tende à trazer para si pensamentos como: "Sou um peso para minha família" ou "Não tenho mais utilidade". Através da Psicoterapia, trabalhamos de forma colaborativa para identificar esses pensamentos e substituí-los por alternativas mais realistas e positivas. Por exemplo, em vez de pensar “Não consigo fazer nada sozinho”, o foco pode ser direcionado para “Ainda consigo aprender e contribuir de maneiras diferentes” ou "vou reajustar minha rotina para otimizar minha vida".

  2. Gerenciamento de Ansiedade e Depressão - Durante a terapia, aprender estratégias cognitivas e comportamentais, como técnicas de relaxamento e exposição gradual a situações temidas é muito importante para reduzir sintomas de ansiedade. Para a depressão, práticas como a ativação comportamental ajudam a restaurar o prazer das atividades diárias e fortalecer a conexão com outras pessoas.

  3. Promoção de Habilidades Sociais - O isolamento social é um grande fator de risco para problemas de saúde mental na pessoa idosa, por isto, a psicoeducação sobre a importância de manter vínculos sociais pode auxiliar o paciente na melhora da comunicação, construção de novos laços e resgatar relacionamentos benéficos.

  4. Estímulo Cognitivo - Exercícios benéficos para a memória, atenção e resolução de problemas ajudam a manter o cérebro ativo e resiliente, promovendo autonomia e autoconfiança. Isto também é trabalhado na terapia, conforme necessidade de cada pessoa.


Dicas Práticas para Envelhecer com Saúde Mental

  • Cultive uma rotina ativa: Pequenas caminhadas, hobbies ou voluntariado podem dar além de ser saudável para a mente, é também saudável para o corpo. Manter-se ativo é dar estruturas para o corpo manter-se forte.

  • Foque no presente: Técnicas de mindfulness, integradas à TCC ajudam a reduzir o estresse e aumentar a satisfação.

  • Invista numa alimentação saudável: Já ouviu falar que o intestino é nosso segundo cérebro? Pois é verdade! Uma alimentação equilibrada faz toda a diferença para manter corpo e mente saudáveis.

  • Fortaleça a rede de apoio: Conectar-se com amigos, familiares ou grupos comunitários é essencial para o bem-estar emocional.

  • Busque ajuda profissional: Não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem, procure um psicólogo especializado para apoio. Eu te ajudo nesta jornada de autocuidado e bem-estar. Vamos juntos? Clique abaixo para realizar uma conversa inicial e saber mais como funciona a psicoterapia.


Vanessa Moraes

Psicóloga | CRP 02/13992


 
 
bottom of page