Dicas de como eliminar a procrastinação
- Vanessa Moraes

- 7 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de fev.
É muito comum ouvir pessoas dizendo que tem vários sonhos, planejam coisas maravilhosas, mas o tempo passa e nada foi realizado; daí aparece a frustração, o sentimento de incapacidade por não alcançar aquilo que tanto desejou...
A grande vilã da "não conclusão dos projetos" é a procrastinação.

A procrastinação refere-se ao atraso desnecessário e irracional de uma tarefa ou tomada de decisão acompanhado de desconforto psicológico e emoções negativas, como culpa e insatisfação.(Basco, 2010; Ellis & Knaus, 1977; Haghbin, McCaffrey, & Pychyl, 2012). Geralmente, a falta de autoestima e segurança auxiliam na procrastinação, uma vez o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pelos outros.
Mas paremos de falar nos problemas e vamos à solução: como eliminar a procrastinação?
O primeiro passo para que qualquer projeto não fique apenas no pensamento é: Anotá-lo!
Descrever tudo o que o que está na mente e depois organizar o pensamento listando todos os passos que serão necessários para a realização.
Após anotado, avaliar as dificuldades e possibilidades de realização e anotar o tempo necessário para a execução das tarefas. Este é o segundo passo!
É super importante enumerar cada passo a ser dado para obtenção do objetivo, por prioridade. Assim, você identificará o que é mais urgente ou essencial para ir avançando.
Distribuas as atividades por semana ou mês para realização. Exemplo: Quero ingressar na Universidade; então: Vou me matricular num cursinho? Vou estudar em casa?
Se opção 1: Será necessário pesquisar quais cursos existente - pesquisa será realizada até dia X; matricula deverá ser efetivada até dia X...
O primordial para tudo isto: Não adianta colocar tudo no papel, se não for cumprido. Mesmo que pareça difícil, você ache complicado, com determinação qualquer pessoa pode chegar onde quer. Cumpra tudo o que for proposto em seu planejamento.
E se não sair conforme o script? Tudo bem! Não há problema algum ajustar rotas. O importante é manter o foco no objetivo alcançado. Grandes conquistas começam com o primeiros e pequenos passos.
Se crê que não consegue mudar sozinho, a psicoterapia auxilia enfrentar os medos e preocupações que te paralisam, canalizando seus pensamentos que te fazem se esquivar, para transformá-los em ação.
"Não tenha medo de mudar. Tenha medo de daqui há um ano estar reclamando dos mesmos problemas de hoje". Siga em frente!
