top of page

4 hábitos para fortalecer a autoconfiança

  • Foto do escritor: Vanessa Moraes
    Vanessa Moraes
  • 7 de jun. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de fev.

Você já se sentiu desmotivado(a)? Incapaz de realizar algo? Lutou, relutou, mesmo alguém te dizendo que você teria condições de realizar, você deixou de fazer e depois sentiu culpa por isto?

Vim aqui te ajudar a incluir hábitos em sua rotina para que você comece a ter confiança em si mesmo.

Todo ser humano tem o poder de realização, o que o limita e o impede de agir é a sua própria mente e isso se chama de autossabotagem. Então para de se sentir incapaz e passe a tomar pílulas de autoestima, mudando sua maneira de enxergar o mundo, realizando os seguintes passos:

  1. Mexa-se!

ree

Você costuma ficar na frente das telas admirando o sucesso dos outros, choramingando "Como fulano é tão bem sucedido e eu sou um fracasso!" .

Saia da frente das telas e arregasse as mangas!

O sucesso de alguém é a celebração de ter chegado no topo da colina, mas o que os outros não percebem é que pra chegar no topo, foi preciso ESCALAR. Suar, passar perrengue... com certeza, por trás do sucesso existiu o sacrifício. Então, não se concentre em admirar a grama verde do vizinho, vá você organizar seu jardim. Que seu vizinho sirva de inspiração que você também pode ter um jardim verdinho e florido.


2. Não fuja de suas próprias emoções


ree

Quantas vezes você engoliu a seco algo que não te agradou e depois ficou remoendo por dias à fio aquela situação?

E quantas vezes você fez uma tempestade num copo d`água e depois ficou se culpando pelo chilique que deu?


Conhecer suas emoções ajuda você a refletir se o que está sentindo realmente faz sentido, se o que você está interpretando está conforme o ocorrido ou se houve algum equívoco. Quando você se conhece, você consegue calar ou falar na hora certa e se expressar assertivamente, para que tanto você quanto os outros envolvidos concluam o assunto confortavelmente, mesmo que alguma das partes não saiam satisfeitas.


3. Tenha orgulho de sua jornada


ree

Vou te contar algo que talvez você não saiba: Não importa o que aconteceu com você no seu passado. A grande virtude do ser humano é a resiliência (Capacidade natural para se recuperar de uma situação adversa, problemática; de superar-se.)

Se você passou por algo muito difícil no passado, ok. Faz parte de sua história, mas não determina quem você é. Seu diferencial será a sua habilidade de superar-se. Não importa quantas vezes você caiu. O que importa é o quanto você tentou e não desistiu, o quanto se esforçou para chegar onde deseja. Por isso, tenha orgulho de sua jornada! Como diz a canção de Maria Bethânia:

"Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima."


4. Não deixe de fazer algo por medo do que os outros vão pensar de você


ree

Quando você tomar decisões, não faça algo buscando aprovação de alguém. Faça por você. Faça por acreditar, faça pra VOCÊ se sentir bem. Muitos podem até criticar, dizer que algo não vai dá certo. Você só saberá se tentar.

É errando e acertando que seguimos a aprender. Está tudo bem errar, está tudo bem alterar a rota, mudar os conceitos. Todos erram e só não sabe o que é errar quem não tentou! Não tome atitudes pensando nos outros. Tome por você e assuma as consequências. Isso sim é viver com autonomia!


E se você não conseguir ser consistente?

Saiba que mudar, mesmo que seja mudar de hábitos, é um processo. Iniciar já é um grande passo. Se você não conseguir seguir sozinha, a psicoterapia pode ser uma grande aliada para teu desenvolvimento pessoal. Através de técnicas, o psicólogo te guia ao conhecimento de seus pensamentos, emoções e atitudes, te ajudando a modificar os comportamentos disfuncionais e a desenvolver comportamentos que te ajudem a elevar ainda mais sua autoconfiança. Vamos juntos?

Vanessa Moraes

Psicóloga| CRP 02/13992


 
 
bottom of page